São medidas que devem ser tomadas para garantir o bem-estar do animal. Nós, do Projeto Hammã, acreditamos que a prática da Posse Responsável é um dos principais meios para se reduzir os maus tratos a animais, logo, não só a defendemos como também fazemos questão de difundí-la de todas as maneiras possíveis.
 
Uma de nossas ferramentas (provavelmente a mais eficaz) no combate aos maus tratos é o nosso Curso de Posse Responsável Hammã, no qual a população interessada em proporcionar e defender o bem-estar animal tem a chance de aprender e aprofundar seus conhecimentos no chamado "trato animal". Nosso curso é gratuito e divulgado com antecedência em todos os meios que dispomos para garantir o atendimento do maior número possível de interessados.

Os 10 Mandamentos da Posse Responsável de animais são:

1 - Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2 - Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3 - Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.

4 - Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5 - Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

6 - Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7 - Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8 - Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

9 - Identifique o animal com plaqueta . Também é recomendável uma identificação permanente (microchip).

10 - Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.


A Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria de Saúde, também procura divulgar e estimular a prática da posse responsável. Clique aqui para conferir as dicas da SMS sobre este tema.

0 comentários:

Postar um comentário